segunda-feira, julho 06, 2009

Serviço Público: O que é caxemira / Answering the searches: Cashmere

Lately, my blog has been having lots of hits from Google Searches for "what is cashmere", but in Portuguese, and in several ortographies. As all these searches come from Brasil, the following will be written only in Portuguese, sorry.

Não sei porquê, ultimamente têm vindo cá ter muitas pesquisas no Google à procura de "caxemira", "o que é caxemira" ou inúmeras variantes ortográficas. A mais frequente é aliás "o que é cashmere", curiosamente.

Como escrevi num comentário antigo (onde as pesquisas estão a ir parar),
Caxemira é um tipo de cabra. Esta cabra tem dois tipos de pêlos, tal como muitos mamíferos: os pêlos de guarda, exteriores, eriçados e duros, e o subpêlo, lanoso, macio, leve e quente. O subpêlo desta cabra é especialmente macio, leve e quente, isola bem da humidade, e e por isso é muito procurado como fibra. É a este subpêlo que se chama caxemira.

A caxemira é cara porque é muito procurada, porque as cabras caxemira não são assim tao frequentes, mas sobretudo porque recolher a caxemira é um processo demorado, porque não queremos pêlos de guarda duros e ásperos (tão duros que servem para fazer escovas!) no meio do subpêlo macio. Então, se a cabra caxemira for tosquiada, é depois preciso eliminar os pêlos de guarda, que é um processo demorado, ou então o subpêlo é recolhido penteando a cabra na época da mudança do pêlo, o que é mais demorado mas permite a passagem de menos pêlos de guarda. Seja como for, é preciso limpar a fibra várias vezes até ela ficar livre de pêlos de guarda.

Além do mais, as cabras não dão muito subpêlo, ao contrário das ovelhas que podem dar imensa lã.


Alguns comentários extra: acho sempre graça à expressão "de lana caprina" para significar coisa de pouco valor, sem grande importância, dado que a cabra caxemira dá uma fibra que é bastante cara e procurada por permitir fazer tecidos simultaneamente muito finos, muito leves e muito isolantes/quentes (as fibras animais mais caras, ao que julgo saber, são as de iaque e de vicunha, bastante raras, que conseguem ser ainda mais isolantes/quentes e mais leves).

4 comentários:

Mamã Martinho disse...

Boas informações!
Gostei imenso do fio que fias-te.

Bjs

Mónica

Anónimo disse...

"do fio que fiaste". Desculpa a correcção, mas estou cansada de ver este tempo verbal mal escrito -desta forma, é o mesmo que dizer "ela está-se a fiar".

E à bloguista agradeço esta ilucidação. Há uns meses que procuro camisolas de caxemira e, olha, fui mais uma que aqui chegou com a dita procura no google...

Anónimo disse...

aliás "tu estás-te a fiar" (peço desculpas)

knit_tgz disse...

Anónima, vai perdoar-me, mas já agora:

"elucidação" :)

 

Creative Commons License
This work by Knit_tgz is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License